09/11/2016 às 18h16min - Atualizada em 09/11/2016 às 18h16min

Trânsito

Lino Drumond Cunha - linodrumond@hotmail.com

Foto: Web
Toda lei é promulgada com uma finalidade específica e também para promover o melhor convívio entre as pessoas. 
No caso do Código de Trânsito Brasileiro, Lei Federal 9503 /97, este tem por escopo regulamentar as normas de circulação e por consequência gerar um melhor convívio entre os condutores e a sociedade.

Tenho observado frequentemente o desrespeito a regras ligadas à forma correta de estacionar o veículo, especificamente motocicletas.

Pois bem, o Código de Trânsito Brasileiro prevê que os veículos de duas rodas devem ser estacionados paralelos ao bordo da pista de rolamento e junto à guia da calçada bem como em posição perpendicular a ela, ou seja, os veículos de duas rodas devem ser estacionados na pista de rolamento e não na calçada bem como devem ser estacionados na posição de 90 graus a calçada e não estacionados como se fossem carros. 

Cumpre informar que o veículo em cima da calçada, seja duas rodas ou carros, compromete a segurança do pedestre, posto que estes deverão transitar na pista de rolamento em detrimento exclusivamente da falta de respeito daqueles que procedem desta forma. 

Por outro lado o espaço que uma motocicleta ocupa estacionada na posição de um carro é bem maior do que se estivesse estacionada de forma correta, ou seja, 90 graus à pista de rolamento. Assim condutores, estacionando do modo correto os senhores além de estarem cumprindo as regras de trânsito estarão contribuindo para que outros veículos possam estacionar, vez que cada dia que passa os estacionamentos públicos não estão dando conta em virtude do crescimento da frota.
 
Importante destacar que em caso de descumprimento às citadas normas atinentes a forma de estacionar o condutor incorre em infração grave no caso de estacionar em cima do passeio e infração média no caso de estacionar a motocicleta na posição de carro. Por fim, cumpre informar que em ambas situações o CTB prevê multa e remoção do veículo conforme pode ser constatado nos incisos IV e VIII do artigo 181.

Fiquem atentos condutores para não serem surpreendidos!
 

Forma errada de estacionar motocicleta ( Foto: Bruno Cordeiro )


Forma correta de estacionar motocicleta ( Foto: Bruno Cordeiro )
 

E-mail: linodrumond@hotmail.com
Contato: (71) 9 9168-4016

Link
Relacionadas »
Comentários »
Disponível no Google Play
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com o Jornal