23/11/2016 às 21h01min - Atualizada em 23/11/2016 às 21h01min

Preferência do Pedestre

Lino Drumond Cunha - linodrumond@hotmail.com

Foto: Web / Google
Há poucos dias em uma conversa informal com um amigo, este me informou que perdeu um ente querido em um acidente de trânsito banal, ocasião que sua irmã encontrava-se na faixa de pedestre com intenção de atravessar a via, momento que um veículo parou para a mesma. Não obstante quando estava atravessando, um motociclista não respeitou a faixa e atropelou essa pedestre que veio a óbito.

Coincidentemente, há poucos dias presenciei a mesma cena aqui na cidade, todavia, nenhum incidente ocorreu.

O Código de Trânsito Brasileiro por sua vez prevê no §2 do artigo 29 que todos os veículos devem zelar pela incolumidade dos pedestres, bem como estabelece em seu artigo 70 que os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas tem prioridade, e por fim, no artigo 214 incisos I a V preconiza que deixar de dar preferência de passagem a pedestre que se encontre na faixa a ele destinada é infração grave e sujeita a multa.

Ocorre que conversando com os cidadãos acerca do tema pude perceber que a maioria tem a mesma resposta, qual seja, " aqui é assim mesmo" ! , se referindo aqui - Camaçari.

Pergunto, o Código de Trânsito aqui é diferente do estabelecido nacionalmente ou tal fato ocorre por desconhecimento da lei por parte destes condutores (diga-se de passagem, aprovados em exame para obter habilitação) ou pela não aplicação de penalidade pelas autoridades? 

O fato é que a situação não pode continuar assim, posto que na próxima vez pode ser um ente querido seu!
 

E-mail: linodrumond@hotmail.com
Contato: (71) 9 9168-4016

Link
Relacionadas »
Comentários »
Disponível no Google Play
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com o Jornal