21/09/2016

Acidente é simulado na linha férrea de Camaçari

Camaçari / BA

Ascom

Ao ignorar as sinalizações sonora e vertical um motorista fez a passagem de nível na linha férrea, próxima à praça Desembargador Montenegro. A locomotiva acabou colidindo com o carro e o condutor do veículo ficou ferido. Esta foi apenas uma simulação de acidente que integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, realizada nesta quarta-feira (21/09) pela STT (Superintendência do Trânsito e Transporte).

Após a colisão, o motorista foi resgatado pelo 10º Grupamento de Bombeiros Militar e levado pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A STT e a Polícia Militar fizeram os bloqueios das vias para permitir o atendimento e organizaram o trânsito. O que acontece em uma situação real.

A simulação foi idealizada por causa do comportamento identificado pela STT no trânsito de Camaçari e tem o objetivo de conscientizar motoristas, pedestres e motociclistas ao fazer a transposição da linha férrea e evitar acidentes. Como foi uma demonstração, foi usada uma locomotiva que estava em baixa velocidade. Um trem convencional em velocidade normal leva até um quilômetro para parar completamente.

Curiosos se reuniram em torno da simulação para acompanhar a ação. A autônoma Marinalva Conceição dos Santos, 53 anos, achou que havia acontecido um acidente de verdade e foi ver. Ela avaliou de forma positiva a iniciativa. “É comum a gente vê situações de desrespeito no trânsito. Essa é uma boa forma de chamar atenção das pessoas”, frisou.

O simulado foi realizado em conjunto com a Ferrovia Centro-Atlântica e contou com apoio da Sesau (Secretaria da Saúde), do 10º Grupamento de Bombeiros Militar, do SAMU 192 e do 12º Batalhão de Polícia Militar da Bahia. Na oportunidade também foram distribuídos panfletos informativos sobre o trânsito.

A Semana Nacional de Trânsito começou no dia 18 de setembro e segue até o próximo domingo (25/09). No Município ainda integra a programação palestras em escolas e empresas e uma blitz educativa programada para sábado (24/09), na sede.

Link
Relacionadas »
Comentários »
Disponível no Google Play
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com o Jornal