21/10/2019 às 13h41min - Atualizada em 21/10/2019 às 15h12min

Cervejas artesanais: um gosto cada vez mais comum na lista dos brasileiros

Região Sul ocupa 3 posições do TOP 5 nacional

DINO

Para um bom bebedor, meia garrafa basta. Ou não - como é o que mostra cada vez mais os dados de crescimento do mercado das cervejas artesanais no Brasil. De acordo com a Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, em dez anos o Brasil foi de 70 para 700 cervejarias, não contabilizando as que não possuem registro. Só em 2018, por exemplo, o número de fábricas nacionais cresceu 35% e a previsão para 2019 era de que no ano cresceria 25%.

No ano passado, levando em conta o número de cervejarias que abriram no Brasil, o MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pode afirmar que a proporção é de que a cada dois dias, uma nova cervejaria abriu as portas. Já visualizando por região, o Sul - que conta com 369 cervejarias - leva o primeiro, terceiro e quinto lugares do TOP 5 de cervejarias artesanais brasileiras. Consecutivamente ficam o RS, SC e PR, que mostram que os sulistas têm cada vez mais preservado um gosto diferenciado para cervejas.

Curitiba (PR) e toda a sua região já receberam inclusive prêmios nacionais e internacionais, consolidando a cidade como a capital nacional da cerveja artesanal. Nas cervejarias, em casa ou em bares especializados na bebida, os paranaenses têm procurado cada vez mais rótulos diferenciados para seus paladares.

Na Beermad, bar de cervejas artesanais localizado no complexo gastronômico SOUQ Curitiba, os clientes buscam rótulos novos, opções de sabores e aromas e, por isso, a preocupação por lá é inovar. Daiane Santos, sommelier da Beermad, afirma que o paranaense é um grande apreciador das cervejas artesanais. "O que temos que levar em conta é que além de gostarem, eles estudam as novas cervejas e conhecem os sabores. Por isso, estamos sendo um diferencial na capital com nossas diversas opções, inclusive algumas delas totalmente exclusivas por aqui", comenta.

Daiane disse ainda que o bar tem se destacado pelas suas IPA´s, Pilsen, Weizenbock, Red Ale, Sour e inclusive, a única opção brasileira de Eisbock. "Abrimos no dia 18/10 o primeiro barril da Boomerang Nebula, primeira e única cerveja desse estilo no nosso país com os ingredientes 100% importados", afirma Santos. Criada por Daniel Dallagassa, da cervejaria Lunatic Brew, a Boomerang tem esse estilo nunca antes criado no Brasil e bem único em sua composição, conhecido por "cerveja congelada".

Daiane ainda reforça a grande participação que as paranaenses têm no gosto pelas artesanais. "O público-alvo que geralmente aparece nas pesquisas desse mercado são homens entre 25 e 40 anos, no entanto, as mulheres são grandes clientes da Beermad e isso nos deixa muito felizes. Principalmente a mim, que sou mulher e sommelier do bar. Inclusive, nesse mês de outubro, estamos com uma cerveja diferenciada para as comemorações de outubro rosa que tem atraído muito o público feminino", finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disponível no Google Play
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com o Jornal