07/11/2019 às 14h43min - Atualizada em 07/11/2019 às 14h43min

Vereadores de Camaçari conhecem cronograma de atividades para elaboração do PDDU

Juliana Ribeiro
Câmara Municipal
Foto: reprodução
Uma reunião entre os vereadores de Camaçari e a assessora especial da Secretaria Municipal do Governo (Segov), a urbanista Juliana Paes, marcou a apresentação ao Legislativo do cronograma de atividades das fases de diagnóstico e prognóstico que compõem o processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Camaçari (PDDU). O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (07/11), na Câmara Municipal.

Essa fase de elaboração do documento, que é uma espécie de estudo da situação atual e uma projeção da cidade para um período futuro, contempla a coleta e cruzamento de dados sobre a cidade, através de oficinas de participação social. No total, estão previstos oito encontros em diversas comunidades de Camaçari com o objetivo de ouvir as demandas da população, suas sugestões e reclamações. Destes, cinco acontecerão na sede e três na orla.

“Essa etapa é importante porque serão encontros entre a população e a prefeitura, sendo uma das iniciativas mais democráticas e importantes para a construção do novo PDDU. Nesse momento, comunidade e técnicos ajudarão a definir necessidades reais da população e essas informações serão analisadas e trabalhadas nas etapas seguintes”, reforçou Juliana Paes.

Ela também destacou que a elaboração do PDDU é um processo que requer atenção e estudo constante. “Costumo dizer que planejamento é processo. E todo processo precisa ser reconduzido, reavaliado a todo tempo. Por isso, precisamos entender a demanda real da cidade. Por exemplo: as pessoas precisam de novas moradias ou de mais qualidade na moradia que já possuem? Essas e outras questões só vamos entender quando formos a campo”, acrescentou.

Para o presidente da Câmara, vereador Jorge Curvelo (DEM), o momento é de mobilização. “Vamos acompanhar a realização desses encontros com a população e estaremos agora comprometidos em mobilizar as pessoas para que compareçam aos encontros e participem ativamente da construção de uma cidade melhor planejada”, afirmou.

O vereador Jackson Josué (PT) disse que essa é uma missão importante e precisa ser feita com afinco pelos parlamentares. “Como parlamentares, temos a obrigação de participarmos dessa discussão. Especialmente, acredito que precisamos estar atentos à questão da preservação de áreas ambientais protegidas, para garantir que elas sejam tratadas como devem”, concluiu.

A previsão é que o projeto de lei que trata do PDDU seja encaminhado para votação na Câmara em julho de 2020. O calendário completo, com os locais e horários dos próximos encontros deste primeiro ciclo estará disponível no Portal do PDDU pdducamacari.com.br).
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disponível no Google Play
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com o Jornal