07/02/2020 às 22h54min - Atualizada em 07/02/2020 às 22h54min

Praia do Forte ganha ponto de coleta do Projeto Vale Luz

Bruno Cordeiro - Camaçari 24 Horas
Ascom
Já está funcionando, no Ecoponto Praia do Forte, o mais novo espaço de coleta do Projeto Vale Luz, que oferece descontos na conta de energia elétrica na troca por materiais recicláveis. A iniciativa é fruto de uma parceria celebrada entre a Coelba e Prefeitura Municipal de Mata de São João, que construiu e disponibilizou o espaço para operacionalização do projeto. O novo ponto funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h30 e fecha para intervalo das 12h às13h, e aos sábados o atendimento é realizado das 07h30 às 11h30.

No projeto, podem ser trocados resíduos como metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene). Além disso, podem ser levados óleo vegetal (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho) e resíduos eletrônicos (CPU com placa-mãe, notebook, televisor, celular, carregador, impressora e etc..). Todos os materiais devem estar separados, limpos e secos.

O valor do desconto na conta de luz varia de acordo com a cotação de cada resíduo e a quantidade arrecadada. Os clientes também poderão fazer a troca de latinhas de alumínio por lâmpadas LED ou desconto na fatura de energia elétrica. A modalidade faz parte da ação Merrecas, moeda do projeto, que tem um funcionamento bem simples: Latinhas de 220 ml a 329 ml têm o valor de 0,75 Merreca, a unidade; 330 ml a 472 ml de 1,00 Merreca/unidade e latinhas acima de 473 ml valem 1,25 Merreca. O cliente que acumular a partir de 78 Merrecas poderá realizar a troca por desconto na sua fatura energia ou por uma lâmpada LED, mediante a entrega de uma lâmpada (fluorescente, halógena ou incandescente) de potência maior que 15W.

Criado em 2008, o Vale Luz tem como objetivo facilitar e incentivar a reciclagem. Além do novo espaço na Praia do Forte, o projeto já possui pontos fixos no Salvador Shopping, no Salvador Norte Shopping e na Estação do metrô de Pirajá, com atuação, também, em comunidades de baixa renda em Salvador. Nessas localidades, um caminhão e tendas itinerantes fazem a visita periodicamente para recolher os resíduos. O roteiro mensal dos postos itinerantes pode ser acessado no site www.coelba.com.br. A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disponível no Google Play
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com o Jornal