10/09/2021 às 14h28min - Atualizada em 13/09/2021 às 22h00min

BRLAB ANUNCIA PROJETOS SELECIONADOS BrLab CoPro

“BrLab CoPro” é uma nova categoria do BrLab dedicada a projetos que buscam parcerias e financiamento internacional.

SALA DA NOTÍCIA Flava Miranda
O BrLab CoPro, nova categoria do BrLab que tem parceria institucional com Brazilian Content, Cinema do Brasil e Projeto Paradiso, apoio da Embaixada da França no Brasil, visa atender uma crescente demanda de projetos que se encontram em etapa avançada de desenvolvimento e com financiamento parcial, buscando coprodução.

A 1ª edição do BrLab CoPro acontece durante o BrLab, de 18 a 22 de outubro de 2021, com toda sua programação online – como medida de segurança em decorrência da pandemia de COVID-19.

As atividades do BrLab CoPro são dedicadas à promoção de encontros entre projetos de longa-metragem latino americanos e profissionais do mercado internacional, potenciais coprodutores, canais, distribuidores, festivais e fundos de diversos locais do mundo.

Os projetos de ficção brasileiros participantes do BrLab CoPro concorrem ainda ao Prêmio Paradiso de US$1 mil (um mil dólares), que deve ser utilizado no desenvolvimento, financiamento e internacionalização do projeto. O estímulo é oferecido pelo Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio aos talentos do audiovisual nacional.

Conheça os 13 projetos selecionados que terão a oportunidade de estabelecer acordos de coprodução, financiamento e circulação:

Brasileiros:
 
A Procura de Martina
Diretora: Márcia Chíxaro de Faria
Roteirista: Gabriela Amaral Almeida
Produtor: Rodrigo Lettier
Empresa produtora: Ipanema Filmes (RJ) - Coprodução com Kromaki (Uruguai)
 
Gente de Bem 
Diretora/Roteirista: Cíntia Domit Bittar
Produtora: Ana Paula Mendes
Empresa produtora: Novelo Filmes (SC) 
 
Irmãos Caraíba 
Diretor/Roteirista: Eduardo Morotó
Produtor: Leonardo Mecchi
Empresa produtora: Taquary Filmes (PE) - Enquadramento Produções (SP)
 
Olhe Para Mim
Diretor/Roteirista: Rafhael Barbosa
Produtor: Felipe Guimarães
Empresa produtora: La Ursa Cinematográfica (AL)
 
Salomé 
Diretor/Roteirista: André Antônio Barbosa
Produtor: Dora Amorim / Júlia Machado / Thaís Vidal
Empresa produtora: Ponte Produtora (PE)
Distribuidora: Vitrine FIlmes
 
Solina 
Diretor/Roteirista: Larissa Fernandes Santos
Roteirista: Cauê Brandão
Produtor: Lidiana Reis
Empresa produtora: Panaceia Filmes (GO)
Distribuidora: Olhar Distribuidora
 
Yellow Cake 
Diretor/Roteirista: Tiago Melo
Produtor: Leonardo Sette
Empresa produtora: Lucinda Produções Cinematográficas (PE) - Jaraguá Produções (PE)
 
Uma história de vingança 
Diretor/Roteirista: Luan Filippo Oldenbrock
Produtor: Sara Silveira
Empresa produtora: Dezenove Som e Imagem (SP)
Distribuidora: Imovision
 
 
Pssica
Diretor: Quico Meirelles
Roteirista: Bráulio Mantovani e Fernando Garrido
Produtor: Gustavo Gontijo
Empresa produtora: O2 Filmes (SP)
 
 
Silêncio
Diretor/Roteirista: Henrique Gilberto Mendes Dantas
Produtor: Eliane Costa Gomes Ferreira
Empresa produtora: Muiraquitã Filmes (SP)
Distribuidora: Bretz Filmes
 
Sonhos de Velásquez
Diretor: Tatiana Nequete / Frederico Pinto
Roteirista: Tatiana Nequete
Produtor: Luciana Druzina
Empresa produtora: Armazém de Imagens (RS) / Druzina Content (RS)
País de coprodução: Uruguay
Distribuidora: ICircular Media (Uruguay)
 
 
  
Estrangeiros:
1989
Diretor/Roteirista: Karina Minujin
Produtor: Nicolás Avruj
Empresa produtora: Campo CIne (Argentina)
 
Animales
Diretor: Andrés Waissbluth
Roteirista: Alicia Scherson
Produtor: Felipe Azúa
Empresa produtora: Retaguardia Films (Chile) - Avispa cine (Chile)


Além de reuniões individuais entre os projetos selecionados e profissionais cuidadosamente selecionados, o BrLab CoPro realizará também atividades abertas ao público, transmitidas ao vivo e promovidas em parceria com Show me the Fund, projeto realizado por Brazilian Content, Cinema do Brasil e Projeto Paradiso que aproxima profissionais do audiovisual de fundos internacionais.
O BrLab CoPro conta ainda com o apoio da Embaixada da França no Brasil para organização de algumas atividades específicas de aproximação com produtores e profissionais franceses.   

“Ao longo dos últimos anos, o BrLab já vinha promovendo encontros e rodadas de negócios para os projetos selecionados que cresceram em quantidade e interesse nas últimas edição. Ao mesmo tempo, com a interrupção de programas federais de financiamento no Brasil e em outros países da América Latina, vimos crescer a quantidade de filmes financiados parcialmente, que não conseguem encontrar no seu país um caminho para completar todo o orçamento necessário para a produção, que geralmente reúne diferentes fontes e formas de financiamento.  A criação do BrLab CoPro quer atender uma parte dessa produção represada através da promoção de encontros estratégicos de coprodução, e também com distribuidores, agentes de vendas, festivais, mercados e laboratórios que possam fortalecer os projetos e acelerar a sua realização.”, explica Rafael Sampaio, diretor do BrLab.

O BrLab é um evento anual que promove, desde 2011, diversas atividades de capacitação e network, como workshops, tutorias, palestras e encontros, que visam o desenvolvimento criativo e econômico do setor audiovisual e a articulação entre profissionais de diferentes países e elos da cadeia produtiva. Atualmente é o único evento de mercado audiovisual no Brasil que recebe projetos de toda a América Latina e da Península Ibérica, e que acumula casos de sucesso de diversos filmes que passaram por diferentes edições do evento. Nesses 10 anos, o BrLab se constituiu como uma referência internacional e um ponto de conexão do cinema brasileiro e latino-americano com outros mercados ao redor do mundo.
A 11ª edição do BrLab acontece em outubro, com toda sua programação online – como medida de segurança em decorrência da pandemia de COVID-19, considerando a participação de profissionais de diversos países que caracterizam nossa programação e atividades.
Para mais informações sobre cada projeto selecionado e mais detalhes, acesse o site www.brlab.com.br
 
 As atividades do BrLab CoPro são realizadas pela Klaxon Cultura Audiovisual em parceria com Brazilian Content, Cinema do Brasil e Projeto Paradiso, e apoio da Embaixada da França no Brasil.



Projeto Paradiso

O ProjetoParadiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto OlgaRabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.

Brazilian Content

O Brazilian Content é o programa internacional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) criado em 2004. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o Brazilian Content viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

Cinema do Brasil

Cinema do Brasil é uma associação de produtores do setor audiovisual, criada pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), em 2006, e reúne cerca de 170 associados em todo o país. Suas ações têm como objetivo principal a internacionalização do cinema brasileiro, incentivando coproduções, bem como a circulação de filmes brasileiros em festivais e distribuição em outros países.
As linhas de ações do Cinema do Brasil são concretizadas ao participar e promover encontros de negócios no Brasil e no exterior, firmar parcerias estratégicas e ao participar dos principais mercados internacionais: Berlim, Cannes, Locarno, Toronto, San Sebastian e Buenos Aires.
 
Show me the Fund

Show me the Fund é um projeto que aproxima profissionais do audiovisual de fundos internacionais, resultado de uma parceria entre Brazilian Content, Cinema do Brasil e Projeto Paradiso. Lançado em agosto de 2020 em meio à crise do coronavírus e às mudanças nas políticas públicas para a área da cultura, a primeira fase do projeto apresentou um mapeamento produzido para os players brasileiros sobre recursos internacionais disponíveis para as mais diversas fases de produção, do desenvolvimento à distribuição.
Esta gama de oportunidades possibilitou uma visão mais ampla da capacidade de viabilização dos projetos audiovisuais. Foram 50 iniciativas de financiamento pesquisadas pela LatAm cinema e apresentadas de maneira didática divididas em cinco volumes. Cada publicação foi composta por dez fichas individuais e lançadas quinzenalmente. Nesta segunda fase, foi criado um único volume reunindo todas as oportunidades, que será atualizado e ampliado. http://showmethefund.co


Embaixada da França

O cinema brasileiro, em sua plena revitalização nos últimos anos, goza de verdadeiro reconhecimento na França, e o mesmo interesse existe deste lado do Atlântico, como evidenciado pela presença regular dos maiores diretores franceses nos festivais brasileiros. 

Ambos os países, a propósito, sempre compartilharam valores comuns como a importância da cultura como questão de identidade e vetor de vínculo social, a necessidade de uma política cultural pública e a defesa da diversidade cultural. 
Neste contexto, o objetivo da Embaixada da França em matéria cultural e audiovisual consiste em apoiar a transmissão de grandes festivais e eventos como o BrLab, intercâmbio de profissionais, artistas e produtores de ambos os países, através de missões, residências cruzadas, workshops, masterclasses e apoio a coproduções. 
Nossa missão também é atrair novos públicos através de eventos promovidos em áreas que ainda são pouco exploradas, além de promover a experiência francesa em políticas públicas na área cultural e audiovisual. 


Serviço: 
1º BrLab CoPro – de 18 a 22 de outubro
http://www.brlab.com.br/
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp