10/09/2021 às 17h57min - Atualizada em 14/09/2021 às 00h00min

Simpósio internacional discute a relação entre psicanálise e os campos da ciência, literatura e artes

Evento virtual celebra os 70 anos da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e terá entre os palestrantes a psicanalista e historiadora francesa Élisabeth Roudinesco

SALA DA NOTÍCIA Estela Maria
www.sbpsp.org.br
Carmen C. Mion, presidente da SBPSP
 A História da Psicanálise, bem como a relação entre a clínica psicanalítica e os campos da Ciência, Literatura e Artes, estarão em pauta no Simpósio 70 Anos!, promovido pela SBPSP - Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo - para celebrar o septuagésimo aniversário de filiação à IPA - International Psychoanalytical Association, fundada por Sigmund Freud.
O evento internacional, que acontecerá no dia 11 de setembro, reunirá expoentes em suas respectivas áreas divididas em quatro mesas de debate. Entre os nomes estão o da psicanalista e historiadora francesa Élisabeth Roudinesco, considerada uma das maiores especialistas em história da psicanálise, e que transformou a complexa teoria freudiana em matéria-prima para best-sellers, como a História da Psicanálise na França.
O encontro também contará com as presenças de Adélia Bezerra de Meneses, doutora em Teoria Literária, dos filósofos Oswaldo Giacóia Júnior, professor titular do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, e Ricardo Fabbrini, Livre-Docente em Estética e Filosofia da Arte pela USP, e de psicanalistas da SBPSP: Carmen C. Mion, presidente da entidade, Dora Tognolli, diretora do Instituto, Luiz Carlos Uchôa Junqueira Filho, membro efetivo e analista didata, Elias Mallet da Rocha Barros, analista didata e supervisor, Leopold Nosek, membro efetivo e analista didata, Ana Maria Stucchi Vannucchi, diretora científica, Glaucia Maria Ferreira Furtado, diretora regional, Darcy Antônio Portolese, diretor de Atendimento à Comunidade, João Augusto Frayze-Pereira, diretor de Cultura e Comunidade, com a organização de Marta Foster, membro efetivo e analista didata. (veja aqui a biografia dos participantes). 
"Penso ser fundamental sonhar a Psicanálise e a formação, buscá-las no mais profundo do ser, da própria experiência de vida, como o fizeram nossos pioneiros. Demora-se muito a perceber que a Sociedade Brasileira de Psicanálise é a soma de todos nós que a ela pertencemos – cada um dos membros, que ao longo dos anos e até hoje traz consigo o seu sonho pessoal sobre a formação e a Psicanálise, e que, ao ingressar na Instituição, verá seu sonho evoluir para realidade ao se tornar um sonho compartilhado por muitos", diz Carmen C. Mion.
E se a SBPSP cumpre este papel de disseminar conhecimento sobre a psicanálise, ao Instituto Durval Marcondes cabe a missão de formar analistas dedicados ao ofício.
“O Instituto tem uma marca de origem no Brasil. É pujante, uma vez que a psicanálise é um processo de formação contínuo. No Instituto, que não é uma escola, nem uma formação universitária, seus membros filiados têm atividades como aulas, supervisões, reuniões científicas, além de frequentarem um espaço de convívio no qual se contempla trabalhos científicos, clínicos e voltados à cultura. É uma sociedade plural, um lugar de discussão”, explica Dora Tognolli, diretora do Instituto.
Renda revertida para o Centro de Documentação e Memória
 Toda a renda do evento será revertida para a atualização e digitalização do acervo do CDM - Centro de Documentação e Memória da SBPSP, cuja utilização é pública e tem como propósito preservar a história da Sociedade e da psicanálise no Brasil.
“O CDM foi pensado para alimentar a história da Sociedade, que se mistura à trajetória da psicanálise no Brasil. Entre os documentos estão as cartas de Freud para Durval Marcondes, fotografias, cadernos de análise, registros dos cursos que foram feitos, gravações em vídeo, livros, revistas e até mesmo alguns dos chapéus usados por Virgínia Bicudo e toalhas de apoio de cabeça dos divãs. Ao preservar a trajetória da SBPSP, o Centro contribui para a formação de outras sociedades de psicanálise espalhadas pelo Brasil e para a consolidação contínua da Psicanálise”, explica Elizabeth M. Ribas, consultora técnica do CDM.
Simpósio 70 Anos!
Data: 11 de setembro de 2021
Horário: das 9h15 às 17h55
Investimento: de R$250 a R$390
Transmissão via Zoom, com tradução simultânea.
Inscrições pelo site: www.sbpsp.org.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp