31/08/2021 às 11h08min - Atualizada em 15/09/2021 às 00h00min

Zoetis lança vacinadora automatizada para tilápias

Fishteq, uma inovação tecnológica na vacinação em tilápias no Brasil

SALA DA NOTÍCIA Ana Caroline Carvalho
Em virtude de seu compromisso com a inovação, a Zoetis consolida mais um passo importante em sua estratégia de trabalho e anuncia o lançamento da Fishteq NFT20, máquina exclusiva que além de vacinar, conta, mede e classifica os peixes. "O Brasil é o primeiro país a vacinar tilápias com este equipamento, que já é utilizado com sucesso em outros países para a vacinação automática de espécies como salmão e truta. A introdução desta nova tecnologia impulsionará ainda mais o crescimento da tilapicultura brasileira", diz Renato Verdi, Diretor da Unidade de Negócios de Aves, Suínos e Aquacultura da Zoetis.

De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 60% da produção do País. Segundo levantamento da Peixe BR, nos últimos seis anos a produção de peixes de cultivo obteve um crescimento de 38,7% - de 578.800 t (2014) para 802.930 t (2020), sendo que deste montante, 486.155 toneladas são de tilápia.

"Com a chegada dessa tecnologia, o piscicultor terá maior performance na vacinação, além de elevada padronização dos lotes, já que a classificação dos peixes se dá através do processamento de imagens individuais digitalizadas. A máquina ainda ajusta a posição da agulha de acordo com o respectivo tamanho de cada animal, garantindo que a vacina seja aplicada no local correto", explica a Engenheira de Pesca Danielle Damasceno, Gerente Técnica e Comercial de Aquacultura da Zoetis. "As vantagens de um equipamento como esse são muitas - segurança, redução da manipulação dos animais, contagem e vacinação eficientes, registro e formação de banco de dados, além de biosseguridade, visto que vacina e agulha ficam isoladas de qualquer contato externo", completa Danielle.

O lançamento da Fishteq vem fortalecer a presença da Zoetis no setor, que em 2015 adquiriu a norueguesa PHARMAQ, líder de mercado nas vendas de vacinas para peixes de produção comercial e de serviços de apoio técnico adaptados às necessidades das operações de criação de peixes.

Sobre a Zoetis

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de quase 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo - de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 11.300 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países.
Em 2020, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 6,7 bilhões. Para outras informações, acesse https://www.zoetis.com .
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp