12/08/2019 às 17h48min - Atualizada em 12/08/2019 às 17h48min

Festa da Boa Morte começa em Cachoeira neste sábado

Juliana Ribeiro
A Tarde
Foto: Jomar Lima | Secult
O município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, inicia nesta semana a programação de uma de suas manifestações culturais mais tradicionais. A Festa da Boa Morte será aberta nesta terça-feira, 13, com um cortejo saindo da Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda até a capela de Nossa Senhora da Boa Morte, onde acontece uma missa.

A programação segue com missas, procissões e samba de roda até o dia 17 de agosto, quando a festa é finalizada com a distribuição de mungunzá e caruru ao público.

A Irmandade da Boa Morte, que organiza o evento, é formada por mulheres negras descendentes de mulheres africanas escravizadas. A celebração reúne atos litúrgicos da fé católica e ensinamentos religiosos e culturais de seus ancestrais. O evento atrai turistas de diversos locais do país.

A manifestação, que acontece há dois séculos, foi registrada como Patrimônio Imaterial da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) em 2010.

PROGRAMAÇÃO

13 de agosto (terça-feira)
Cortejo saindo da Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda para a capela de Nossa Senhora da Boa Morte, onde acontece a missa pelas irmãs falecidas. Logo após, é servida a ceia composta de pão, vinho e peixe.

Dia 14 de agosto (quarta-feira)
19h - As irmãs participam da missa de corpo presente, quando saem em procissão pelas ruas da cidade, finalizando na capela de Nossa Senhora da Boa Morte.
 
Dia 15 de agosto (quinta-feira)
Em homenagem ao Dia da Assunção de Nossa Senhora, uma procissão sai da capela de Nossa Senhora da Boa Morte, percorrendo as ruas da cidade. Depois, as irmãs voltam para a sede da irmandade para servir a famosa feijoada.
17h – Início do samba de roda.

Dia 16 de agosto (sexta-feira)
As irmãs fazem cozido para o público com samba de roda.

Dia 17 de agosto (sábado)
À noite, será servido mungunzá e o caruru para o público em geral. Ao final, ocorrerá o samba de roda, dando encerramento à festa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disponível no Google Play
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale com o Jornal